AGROLESTE é consagrada pelo Governo do Estado

O evento de lançamento da AGROLESTE foi realizado no Palácio Guanabara e realizou feira de produtos orgânicos no local.

Nesta quarta-feira (29/01), o Conleste realizou o lançamento da AGROLESTE, feira de negócios da região Leste Fluminense. O evento de lançamento foi realizado no Palácio Guanabara, sede oficial do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

A AGRICULTURA se apresenta como a principal atividade econômica local. Dentro desse nicho, a região Leste Fluminense destaca-se na AGRICULTURA FAMILIAR. Com efeito, o setor agro do Conleste é responsável pelo abastecimento de grande parte do Estado do Rio de Janeiro, cujo mercado consumidor é o segundo maior do país. De acordo com dados da EMATER, os agricultores da região do Conleste produziram algo em torno de 783.790 toneladas em 2018.

“O meu maior prazer é plantar e colher alimentos de qualidade para as pessoas comerem.”

Sr. Onofre Pereira, produtor da agricultura familiar de São Gonçalo/RJ.

A AGROLESTE será uma feira de negócios focado no desenvolvimento do setor AGRO do Leste Fluminense. O principal objetivo do evento será beneficiar e promover a agricultura familiar da região. Segundo dados da EMATER, a região possuía – no ano de 2018 – 13.683 produtores que somaram um faturamento bruto de R$ 700.815.724,50.

No evento de lançamento da AGROLESTE, alguns produtores ressaltaram para o governo pontos de atenção para o pleno funcionamento da atividade agrícola. Dentre eles, destacam-se o reparo das estradas para escoamento da produção; as linhas de crédito para agricultores; a capacitação da mão de obra; o fornecimento de adubo feito a partir de podas realizadas pelas prefeituras; e a instalação de placas solares nos terrenos.

Portanto, a feira terá a missão de trazer o diálogo entre todas as frentes envolvidas no setor agro brasileiro. Aliás, vale destacar que, além dos produtores, o evento contará com a participação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA); da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (SEAPPA); do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA); ad Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB); da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA).

Além desses, estarão presentes as Prefeituras Municipais e as Secretarias Municipais de Agricultura, além das entidades FIRJAN e SEBRAE; e das instituições financeiras Banco do Brasil e BNDES.

O evento de lançamento da AGROLESTE

Para lançamento da AGROLESTE foi realizada uma feira com produtos orgânicos produzidos na região. Com muitas cores e sabores, a feirinha fez muito sucesso e rendeu altos elogios ao Leste Fluminense. Os produtos da feira foram oferecidos pelas Secretarias de Agricultura junto aos produtores da agricultura familiar dos municípios do Conleste.

FOTO: Agência ECO
FOTO: Jorge Maravilha (Fotógrafo Oficial da Prefeitura Municipal de Teresópolis)
FOTO: Jorge Maravilha (Fotógrafo Oficial da Prefeitura Municipal de Teresópolis)

Ademais, vale destacar a presença do Prefeito de Itaboraí e Presidente do Conleste, Sadinoel Souza; do Prefeito de Teresópolis e Vice-Presidente do Conleste, Vinícius Claussen; do Prefeito de Guapimirim, Zelito Tringuelê; do Deputado Estadual e Presidente da Secretaria de Agricultura, João Peixoto; do Diretor Geral do Conleste, João Leal; e de representantes de diversas instituições ligadas ao setor agro brasileiro.

A participação do Governo do Estado

Ainda no evento de lançamento, a AGROLESTE recebeu autoridades do Estado de muita relevância para o desenvolvimento do setor AGRO do Estado. Dentre esses, destacam-se o Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (SEAPPA), Marcelo Queiroz, e o engenheiro agrônomo e subsecretário da pasta, Ramon Neves; o subsecretário da Desenvolvimento Econômico, Felipe Cárceres; e a secretária de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.

FOTO: CARLOS MAGNO (Coordenador de Fotografia do Governo do Estado do Rio)

Aliás, a AGROLESTE tem o apoio institucional de diversas secretarias:

Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento;

Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação;

Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa;

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais;

Secretaria de Estado de Turismo;

Secretaria de Estado de Trabalho e Renda.

O Conleste

O evento foi criado e está sendo organizado pelo Conleste (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Leste Fluminense) que tem o objetivo de auxiliar o desenvolvimento econômico da região a partir de projetos e articulações entre o público e o privado.

Atualmente, o Conleste é composto por dezesseis municípios do Estado do Rio de Janeiro, sendo eles: Araruama, Cabo Frio, Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Guapimirim, Itaboraí, Magé, Maricá, Niterói, Nova Friburgo, Rio Bonito, São Gonçalo, Saquarema, Silva Jardim, Tanguá, Teresópolis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *